segunda-feira, 30 de novembro de 2009

MCMXC a. D. (1990) - Enigma

A ousadia do projecto Enigma, ficou desde logo patente no seu álbum de estreia “MCMXC a. D.”, em que o seu mentor Michael Cretu se propôs a misturar musica de dança com chillout entre outros estilos, criando uma atmosfera contagiante e um álbum bastante curioso e acima de tudo inovador.
Encaro este álbum como uma viagem, um mergulhar num estilo de musica moderno e clássico ao mesmo tempo, um compromisso entre o new age e a mais inovadora música electrónica de Ibiza, um álbum conceptual que flui e que é capaz de nos transportar para bem longe…
A abrir o mote é dado por Lousa Stanley em “The Voice of Enigma” seguindo-se “Principles of Lust” que por sua vez se divide em 3 faixas: “SadnessPart 1” polémica devido ao canto gregoriano utilizado e misturado com sonoridades mais psicadelicas, talvez também essa polémica fosse também ela contributo para o tremendo sucesso que esta faixa atingiu em todo o mundo, continuando com vozes sensuais envolvidos com canto clássico e uma sonoridade de um chillout bastante envolvente e inovador em “Find Love”, voltando depois a um reprise de “Sadness”. Segue-se um tributo lirico a Maria Callas na faixa seguinte “Callas Went Away” com uma excelente batida. Em “Mea Culpa”, o álbum volta ao canto gregoriano, esta faixa inspira-se no canto “Kyrie Eleison” misturando-o com flauta a acompanhar, seguindo-se a visão do Apocalipse em “The Voice & The Snake”, uma faixa psicadélica, seguindo-se a electrónica “Knocking on Forbidden Doors”. “Back of the Rivers of Belief” é também uma faixa que se divide em três faixas: “Way to Eternity” em que se vai buscar a banda sonora do filme “Encontros Imediatos do Terceiro Grau” de Steven Spelberg, partindo dai para o chillout presente em todo o álbum que segue em “Hallelluiah” e “The Rivers of Belief”, e que preenchem 40 minutos de música soberba.
A polémica de utilizar canto geroriano misturando-o com vozes sensuais e música electrónica fazendo o casamento entre a religiosidade e erotismo fez com que os videos de “Principles of Lust”, e “SadnessPart 1” fossem banidos da MTV por serem considerados blasfemos, e tal como qualquer polémica surge a posterior curiosidade não demorando muito tempo para que o álbum atingisse o primeiro lugar em Tops tão diferentes como o Reino Unido, México ou Austrália, nos Estados Unidos o álbum ascendeu até ao 5º lugar, tendo vendido ao todo em todo o mundo mais de 20 milhões de cópias.
A inovação levada a cabo por Michael Cretu e companhia e o seu consequente sucesso e aclamação mundial quer pela critica quer pelas massas levou a que este seja considerado um dos melhores álbuns dos anos 90 e provavelmente o álbum mais influente de sempre da cena chillout/new age, não e injusto negar que se não fosse a sua existência bandas como Era ou Gregorian, que posteriormente fizeram grande sucesso, não tivesse existido e tido a coragem de ousar misturar musica contemporanea com canto gregoriano, também por ai há que verificar a grandiosidade deste trabalho…
Um álbum ideal para ouvir em qualquer altura e que não se pode dizer que tenha um momento “baixo” ao longo dos seus mágicos 40 minutos… mais que uma viagem pela música, um enigma por desvendar que nos envolve a cada faixa…