segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Surrealizar (1988) - Ban

Quando em 1980 Rui Veloso lançava “Ar de Rock” a musica portuguesa dava uma volta de 180 graus. O chamado “boom do rock português” levava a ribalta bandas como os Táxi, Trabalhadores do Comércio, UHF, Grupo de Baile, GNR, Roquivários entre outros, foi uma época em que a musica portuguesa conseguiu uma evolução nunca vista e ainda hoje tudo o que se faz por cá se deve em muito a todo esse movimento que surgiu em inicio dos anos 80. Foi nesta altura que surgia no Porto os Bananas, banda de João Loureiro fortemente inspirada na sonoridade urbano-depressiva de Manchester.
Mas foi em 1988, depois de algumas alterações no nome já que passam a chamar-se simplesmente Ban e na formação da banda, já com Ana Deus a fazer companhia a João Loureiro na voz, lançam “Surrealizar”. E as mudanças não se ficaram por ai, também a sonoridade dos Ban é alterada cortando completamente com o rock “cinzento” de Manchester, os Ban assumem com “Surrealizar” que nada têm a ver com o chamado “boom do rock português” e fazem de uma pop pura, simples e assumidamente comercial o seu cartão de visita.
O que é certo é que tanta honestidade por parte dos Ban deu frutos e este trabalho foi um sucesso. Levado muito a sério pela critica da altura este trabalho foi considerado o primeiro álbum pop a sério em Portugal e os Ban o primeiro projecto pop portugues, todo o álbum está repleto de surpresas, e todo ele é envolvente. A abrir um tema que tudo diz sobre os Ban: “Num Filme Sempre Pop”, um dos sucessos de “Surrealizar”, que posteriormente viria a a dar titulo a colectânea dos melhores temas dos Ban. Mas o destaque vai obviamente para a faixa seguinte, “Irreal Social” é um tema a quem a musica portuguesa muito deve, dos melhores temas portugueses da década de 80, esta faixa expressa como nenhuma outra a sonoridade pop dos Ban com “riffs” curtos e secos de guitarra, o saxofone e as teclas como que estrategicamente a apoiar toda a envolvente musical, os jogos de voz entre João Loureiro e Ana Deus e claramente a letra urbana e pós-moderna que tantos elogios recebeu, de referir também em “Irreal Social” como não podia deixar de ser o videoclip arrojado, este tema explodiu e foi um dos maiores sucessos de radio nesse ano, lançou os Ban para a ribalta da musica portuguesa. Destaque merece também “Encontro com Mr. Hyde” com uma letra muito boa, outro sucesso na onda pop como o é todo o álbum, destaques também para “Um Espelho Riu” em que destaco a batida e “Brouhaha (Um Caso de Confusão Mental)” e “Doce Fazer nada”. Pelo meio encontramos musicas que encaixam bem no álbum fazendo dele uma obra que vale pelo todo: “Ritualizar”, “Função” e “Era Uma Vez”.
Um álbum especial, que de certo modo revolucionou a musica portuguesa apesar de não lhe ser imputado o devido valor e de ser um álbum e uma banda um pouco esquecida, cortaram com o rock português como que criando uma nova secção na musica moderna portuguesa, um novo ramo surgido da riqueza musical do já referido “boom do rock português”, este álbum é obrigatório, do melhor que se fez em Portugal na decada de 80. Depois dos Ban vieram os Diva os Três Tristes Tigres (de Ana Deus) ou os Entre Aspas, bandas cuja sonoridade muito se inspira nos Ban prova de que os Ban marcaram a cena musical portuguesa e que foram e continuam a ser uma referência
Os Ban terminaram oficialmente em 1995 depois de dois álbuns também eles muito bem sucedidos “Musica Concreta” de 1989 e “Mundo de Aventuras” de 1991 e as colectâneas “Documento 83-86” lançada em 1992 e “Num Filme Sempre Pop – O Melhor dos Ban” de 1994. De então para cá tem se ouvido falar em rumores de uma possível reunião do grupo portuense que infelizmente não têm passado disso mesmo, de rumores…
“Surrealizar” promete uma viagem envolvente ao universo pop, em que as letras e a musica se conjugam com uma qualidade rara, e é fiel demonstrador da melhor pop que Portugal alguma vez ousou fazer…


Irreal Social - Ban

1 comentário:

Elemento Musical disse...

Ora aqui está um som que já tinha imensas saudades de ouvir. Ouvia-os muito na rádio há muitos anos atrás. Obrigado por postares a aplicação do Imeem. Deu pra "kurtir" um pouco. :)