segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A Secret Wish (1985) - Propaganda

Os alemães Propaganda desde cedo mostraram uma vontade de inovação dentro do que na altura se fazia ouvir: a synth-pop. Ao escutarmos “A Secret Wish”, o álbum desta semana, mergulhamos na poderosa acutilância musical dos anos 80, sintetizadores, baterias electrónicas, tudo envolvido numa estética muito própria e caracerística daquela época e que a uma primeira audição pouco se distingue de bandas da altura como Duran Duran, Depeche Mode, Yazoo ou Frankie Goes to Hollywood. Se escutarmos com uma atenção redobrada, notamos que este trabalho tem algo de muito especial.
A tentativa dos Propaganda foi com este trabalho misturar a synth-pop com a musica industrial, e é isto que torna este trabalho especial, pois nota-se do inicio ao fim uma envolvencia perfeita entre duas tendências musicas tão distintas e ao mesmo tempo tão idênticas, ideia que este álbum nos transmite. As influências adveem certamente de Ralf Dorper ex-membro da banda alemã de rock industrial Die Krupps.
Do inicio ao fim do álbum (9 faixas) está bem patente esse ambiente industrial, sem nunca esquecer uma carga lirica muito intensa, também ela ousada que aborda temas como o amor ou ódio, numa estetica neo-romantica, sem esquecer o cariz obscuro de algumas faixas… uma obra do seu tempo. Os principias destaques deste álbum vão para “Dream Within a Dream” a faixa inicial deste trabalho, de mais de 9 minutos, ambientes chillout, numa faixa relaxante que foge um pouco ao conceito do álbum mas sem duvida uma excelente faixa. “Duel” talvez a faixa mais conhecida de todos nós, um grande hit dos anos 80, uma musica sobre inveja, ganancia interpretada de uma forma soberba por Claudia Bruncken. “P-Machinery”, a tal mistura soberba entre a synth-pop e a musica industrial, uma grande faixa que fez parte da banda sonora da serie Miami Vice. “Dr. Mabuse” a mais longa de todo o álbum com mais de 10 minutos também fez sucesso nos tops, uma faixa inspirada na obra de Fritz Lang, arrebatadora do inicio ao fim, um excelente exemplo de synth-pop industrial. As restantes faixas são também elas grandes exemplos da mistura de sons que os Propaganda levaram a cabo com este trabalho “The Murder of Love”, ambientes mais melodicos, contrastando com ambientes mais obscuros e depressivos como “Jewel” (uma faixa a toda a velocidade), “Sorry For Laughing”, “Frozen Faces” a mais experimental de todo o álbum , e “The Chase” que nos surpreende com uma espécie de nova versão de “The Duel”, de certo a sua continuação.
A analise do álbum está feita, a musica é de qualidade do inicio ao fim, uma espécie de musica comercial, sem o ser, com um conceito e uma identidade própria por de trás de cada musica, um rumo traçado do inicio ao fim que escutado com atenção não nos deixará de surpreender, num álbum em que todas as musicas valem a pena. Um álbum que inspirou muito do que se fez na pop dai em diante e a conta dele foram desenvolvidos vários remixes que fizeram sem duvida parte das bandas sonoras das pistas de dança da década de 80, uma atmosfera envolvente, e mágica conjugando várias tendências musicais e com letras á altura.
“A Secret Wish” é imprescindível para uma retrospectiva do que foi a musica na década de 80. Soberbo!


Duel - Propaganda

Sem comentários: