segunda-feira, 25 de maio de 2009

The Man-Machine (1978) - Kraftwerk

Numa altura em que a musica electrónica começava a surgir com algum impacto mas ainda dava os seus primeiros passos, os avanços davam-se muito a conta dos alemães Kraftwerk e de trabalhos que marcaram toda uma Década de 70 mas acima de tudo toda a musica a nível mundial, no que dai em diante se fez e continua a fazer.
Álbuns como “Autobahn” de 1974 que deu um primeiro grande impulso a musica electrónica ou “Trans-Europa Express” de 1977, o álbum desta semana “The Man Machine” é talvez o álbum que marca uma certa evolução da banda quer num sentido musical quer estético que viria a alterar o modo como a musica era encarada.
Se nos trabalhos anteriores a “The Man Machine”, se notou uma clara vertente de minimalismo e experimentalismo, em que se dava mais importância ao instrumental, “The Man Machine” vem a confirmar-se ser um álbum diferente, um trabalho em que os Kraftwerk colocam todo o experimentalismo electrónico que os caracterizava ao serviço da musica Pop.
Assim, este álbum é composto por 6 faixas, todas elas apanágio de uma temática futurista e tecnológica como que uma homenagem musical ao compatriota Fritz Lang e a sua mais conhecida obra “Metropolis” meio Século depois. Todas as faixas são tambem indivualmente tidas como referência na longa carreira dos Kraftwerk. Em “The Robots”, uma faixa diferente do até aqui realizado pela banda um tema Synth-Pop, a abordagem futurista é feita de um modo irónico e provocador, continua-se em tons robóticos com “Spacelab” e “Metropolis”. Destaque merece “The Model”, um tema demasiado Pop para aquilo que os Kraftwerk vinham a fazer, um tema dançável e que ainda hoje se considera vanguardista, surpreendente. “Neon Lights” e a faixa titulo “The Man Machine”musicas que ainda hoje perduram, e que são indispesnáveis nas apresentações ao vivo e nas colectâneas da banda alemã.
Um álbum que se pode dizer não ser longo mas que enche as medidas, nada nele é feito ao acaso e não se pode dizer que haja momentos e experimentalismos a mais, um álbum completo.
Inspirador, futurista e inovador em minimalismo que caracterizava a banda alemã continua em certa medida presente, bem como o conceptualismo contudo como já frizei tudo é feito seguindo uma abordagem mais Pop, como que uma afirmação do verdadeiro potencial da banda, o tema do álbum assenta que nem uma luva a banda, e essa mistura de conceptualismo, futurismo de exploração minimalista de certas sonoridades tudo aliado com uma vertente mais comercial veio sem duvida a influenciar a musica dai para a frente. Diz-se muitas vezes que principalmente este álbum foi verdadeiramente o primeiro álbum Synth-Pop produzido e que veio a infuênciar todos os “New Romantics” dos anos 80 que surgiram principalmente na Inglaterra como Duran Duran, Visage ou Depeche Mode. Há também quem considere este trabalho, grande impulsionador do movimento New Wave que surgiu no final dos anos 70 e no inicio dos anos 80. todas estas referências provam que os Kraftwerk estiveram não na génese da musica electrónica e que graças ao seu trabalho devemos muita da musica electrónica e Dance Music que hoje se ouvem, que um pouco toda a musica que se fez dai em diante tem o cunho deste colectivo alemão sendo a ser considerada como uma banda que chegou e chega a influenciar tanto como os Beatles…
Um trabalho que consta da lista dos melhores álbuns do Século XX, torna-se sem sombra de duvidas um trabalho imprescindível goste-se ou não de musica electrónica, nem que seja pelo simples facto de que passados mais de trinta anos continuar ser catalogado de futurista…


The Robots - Kraftwerk

Sem comentários: