segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Love at First Sting (1984) - Scorpions

Para muitos, a decada de 80 é considerada a decada do Heavy Metal, pois foi nesse periodo que bandas representantes deste género atingiram a ribalta do rock mundial. Os alemães Scorpions foram um desses exemplos.
Posterior ao consagrado “Blackout” de 1982, o 9º álbum de estudio dos Scorpions, “Love at First Sting”, é quase unanimemente considerado o melhor da banda, razões não faltam, numa altura em que o rock era sempre a abrir, e em que sonoridades mais pesadas ganharam definitivamente o seu espaço na cena mundial.
Há quem o considere um álbum de Heavy Metal e tambem quem considere que estamos perante sonoridades Hard Rock, não acredito que faça sentido essa discussão uma vez que o álbum é uma referencia tanto no Heavy Metal como no Hard Rock. O álbum é um trabalho fácil, malha atrás de malha, avassalador do inicio ao fim, mesmo que não se goste de musica pesada considero ainda assim obrigatorio e acho dificil não nos deixarmos contagiar pelos riffs e solos de guitarra de Rudolf Schenker e Matthias Jabs, e pela magnifica voz de Klaus Meine que depois de um problema nas cordas vocais voltava com um novo estilo vocal, mais “soft”, que viria a marcar tambem uma sonoridade diferente da banda. Este álbum foi a consagração definitiva dos Scorpions a nivel mundial, depois de “Blackout” tambám ele bastante aclamado pela critica, “Love at Fisrst Sting” surge como uma evolução na continuidade, muitos não acreditariam que a banda conseguisse a consistencia e qualidade que consiguira com o álbum anterior , o que é certo é que este album arrasou completamente todas as criticas e em termos comerciais foi o 6º mais vendido nas tabelas da Billboard naquele ano.
O inicio do disco dá-se com “Bad Boys Running Wild”, puro Hard Rock, fica no ouvido seguindo-se de um dos melhores temas dos Scorpions dentro desse género, “Rock You Like a Hurricane”, (quem não conhece?) de seguida surgem musicas como “I’m Leaving You”, “Coming Home”, “The Same Thrill”, “Big City Nights”, “As Soon as the Good Time Rolls”, encaixam na perfeição umas atrás das outras como peças de um puzzle estonteante de riffs e solos a um ritmo alucinante que não ficaria completo sem a instrumental “Crossfire”, e sem a intemporal balada “Still Loving You” que fecha com chave de ouro o álbum. Apesar de não ter sido muito bem recebida pelos fans da banda habituados a uma sonoridade mais pesada, teve o condão de conquistar um novo publico para a banda, e é considerada uma das melhores baladas rock de todos os tempos, entendo que a banda com esta balada mostrou o seu lado versatil e provou que cosneguia fazer excelentes musicas para alem do Hard Rock/Heavy Metal, foi a meu ver musicas como esta que ajudaram a catapultar os Scorpions para a ribalta da cena rock da altura.
Em consequencia deste trabalho os Scorpions conquistaram definitivamente os EUA, o que para uma banda alemã, era uma missão impossivel, a Tour Americana desse ano esgotou concertos atrás de concertos, tomaram de asslato os Tops, tornaram-se a referência Hard Rock de então… Há a referir o também ele imprescindivel “World Wide Live” com registos ao vivo nos EUA e na França da Tour desse ano e que é unanimemente considerado um dos melhores discos rock ao vivo não só dos anos 80 mas de sempre, e que mostra bem as performances de uma banda que foi sem duvida das melhores bandas ao vivo nos anos 80.
Os Scorpions foram uma banda que eu pessoalmente desde cedo soube apreciar e dar o devido valor, apesar de ainda andarem por ai e da critica considerar que andam um pouco perdidos e a mais, longe dos sucessos que os consagraram nos anos 80 e inicio dos anos 90, é uma banda que merce respeito por tuda uma longa carreira que fala por si. Os sucessos já lá vão é certo, considero impossivel os Scorpions voltarem a estar na ribalta como o estiveram em consequencia de álbuns como o este que aqui é apresentado, contudo é bom andarem por ai passados estes anos todos nem que seja para interpretar as musicas desses tempos que fizeram historia no rock, pelo saudosismo. E os fans, esses continuam a estar (como se de uma fidelidade cega se tratasse), um pouco pelos quatro cantos do mundo a celebrar o rock…
“Love at First Sting”, rock a "abrir" do inicio ao fim...

Big city nights.mp3 - Scorpions

Sem comentários: